“Memórias Póstumas de Brás Cubas” faz sucesso nos EUA graças a TikTok

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” vira best-seller na Amazon dos EUA após elogios virais no TikTok, destacando a genialidade de Machado de Assis.

Quem diria que um clássico da Literatura Brasileira de 1881 ia bombar nos Estados Unidos em pleno século XXI? Pois é, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, conquistou a primeira posição na lista de livros mais vendidos da Amazon na categoria “Literatura Latino-Americana e Caribenha”. E sabe como isso aconteceu? Tudo graças a um vídeo viral no TikTok!

TikTok: O Impulsionador de Clássicos

A escritora e leitora Courtney Henning Novak fez um vídeo no TikTok onde elogia fervorosamente a escrita de Machado e a tradução de Flora Thomson-Devaux. No vídeo, ela exclama: “Estou lendo este livro para o Brasil, como parte de um projeto de leitura mundial. Por que ninguém me avisou que era o melhor livro já escrito?”. Esse entusiasmo contagiou muitos leitores americanos, fazendo o livro disparar nas vendas.

@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ♬ original sound – Courtney Henning Novak

Subindo no Ranking

O impacto foi tão grande que “Memórias Póstumas de Brás Cubas” ultrapassou clássicos como “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Marquez, e “Ficções”, de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book do livro alcançou a 11ª posição na lista geral de mais vendidos da Amazon. Incrível, né?

Sobre “Memórias Póstumas de Brás Cubas”

Publicado em 1881, este romance é inovador e apresenta uma narrativa única, contada pelo próprio defunto autor, Brás Cubas. Com um tom sarcástico e crítico, Brás Cubas revisita sua vida cheia de ambições frustradas e amores complicados. A estrutura do livro é não linear e frequentemente quebra a quarta parede, com o narrador falando diretamente ao leitor, o que era bem ousado para a época.

Um detalhe curioso é a dedicatória do livro: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”. Isso já dá um gostinho do humor mordaz e da crítica social que permeiam toda a obra.

Quem foi Machado de Assis?

(Imagem: Wikimedia Commons/Laura.takuhi)

Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, é um dos gigantes da literatura brasileira. Foi um autor prolífico, dramaturgo, poeta e crítico literário, com obras que abrangem o Romantismo, Realismo, Modernismo e Naturalismo. Alguns de seus livros mais famosos incluem “Dom Casmurro”, “Quincas Borba” e, claro, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e teve uma enorme influência na cultura e literatura do Brasil.

O legado continua

O sucesso atual de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” nos Estados Unidos mostra como a obra de Machado de Assis continua relevante e fascinante, mesmo mais de um século após sua publicação. E graças às redes sociais, novos leitores ao redor do mundo estão descobrindo e se encantando com esse clássico da nossa literatura.

Então, se você ainda não leu, fica a dica: vale muito a pena conhecer as memórias deste defunto tão espirituoso!